Telefone: (55)-(51)-3588-8229

 | 

E-Mail: contato@ministeriomarchaparajesus.com.br



TALMIDIM

Data: 14/06/2019 - 14:06 | Autor: Brow | Categoria: noticias | Visitas: 96 TALMIDIM

A mera tradução da palavra TALMIDIM (talmid, s.) não é suficiente para esclarecer sua relevância nos dias de hoje, precisamos conhecer sua história e seu contexto mais remoto para sabermos exatamente o que ela significa.
Na Galiléia do tempo de Jesus, o ensino não era dissociado da religião, como hoje. O estudo era reservado a todos os meninos no que, hoje, chamaríamos de ensino fundamental, os meninos estudavam os primeiros cinco livros da Bíblia, o Pentateuco ou a Torah (תּוֹרָה), também chamada de Torah Moshê (תּוֹרַת־מֹשֶׁה, Lei de Moisés) dos 6 aos 10 anos de idade, quando já a tinham decorada.
O estudo era ministrado por cléricos que acumulavam as funções de professor e sacerdote. Essa fase recebia o nome de Beit Sefer.
Esta era uma formação geral, que todos os meninos recebiam. A maioria, após esta fase, retornava para casa e se dedicava no ofício da família.
Alguns alunos, os que mais se destacavam, seguiam ao estágio mais avançado do estudo, a Beit Talmud.
Nesta fase, o aluno era dirigido por um tutor, um rabino. Cada um deles possuía o seu posicionamento, sua forma de leitura e interpretação. Ademais, o estudo era ampliado e abarcava dos textos históricos, proféticos e de sabedoria.
Esse estudo seguia até os 14 ou 15 anos, quando havia uma nova seleção.
Após esta fase, cada rabino selecionava seu Talmidim. O conjunto de meninos que iam caminhar pessoalmente e centrar-se nos estudos específicos daquele rabino. Sentavam-se, costumeiramente, aos pés do rabino.
A disciplina de leitura e comportamento era uma demonstração do compromisso que aquele aluno tinha com seu rabino professor. Por isso, os rabinos costumavam impor seríssimas regras de comportamento e a exigência com esses alunos era muito grande. A seleção se dava mediante tal observação dessas regras.
Ao conjunto de regras de cada rabino era dado o nome de "jugo" e quanto mais difíceis fossem as regras, mais conceituado seria o estudante que cumprisse sua caminhada com aquele rabino.
A relação era tão próxima, que o termo talmid foi traduzido para o português como discípulo, uma tradução bastante adequada.
É nesta esfera que Jesus diz: "Vinde a mim, todos os que andais em sofrimento e vos achais sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e o meu fardo é leve" Mateus 11:28-30.

webconstt
webconstt


<